ESCOPO / OBJETIVO
Trata-se de uma norma que especifica requisitos básicos de segurança para ensaios em luvas que são envolvidas em situações que exigem proteções contra riscos térmicos envolvendo calor e chamas. As normas são flexíveis quanto à performance das luvas. Existem 6 requisitos: Propagação a pequenas chamas, Calor de contato, Calor convectivo, Calor radiante, Impacto de respingos de metal e Grandes quantidades de metal. Os níveis de performance variam de 0 (zero) a 4 (quatro), sendo 0 (zero) o pior resultado.
REQUISITOS
As luvas devem obter pelo menos nível de desempenho 1 de resistência à abrasão e ao rasgamento.
NÍVEIS DE DESEMPENHO
DEFINIÇÃO E REQUISITOS
A natureza e o grau de proteção são apresentados no pictograma, seguido por uma série de seis níveis de desempenho, relacionados com determinadas características de proteção.
O pictograma “calor e chama” é acompanhado por um número de 6 algarismos :
Resistência à inflamabilidade: com base no período de tempo em que o material continua a arder e se mantém incandescente depois de a fonte de ignição ser retirada. A costura da luva não deve separar-se após um período de ignição de 15 segundos.
Resistência ao calor de contato: com base na amplitude de temperatura (100-500°C) à qual o utilizador não sentirá dor durante pelo menos 15 segundos. Se for obtido um nível 3 ou superior segundo a norma europeia, o produto registará um resultado equivalente, pelo menos, ao nível 3 da norma europeia no teste de inflamabilidade. Caso contrário, o nível máximo de calor de contato será indicado como nível 2.
Resistência ao calor de convecção: com base no período de tempo em que a luva consegue retardar a transferência de calor proveniente de uma chama. Um nível de desempenho apenas será mencionado se for obtido um nível de desempenho 3 ou 4 no teste de inflamabilidade.
Resistência ao calor radiante: com base no período de tempo em que a luva consegue retardar a transferência de calor, quando exposta a uma fonte de calor radiante. Um nível de desempenho apenas será mencionado se for obtido um nível de desempenho 3 ou 4 no teste de inflamabilidade.
Resistência a pequenos respingos de metal fundido: o número de gotículas de metal fundido necessário para aquecer a luva de amostra a um determinado nível. Um nível de desempenho apenas será mencionado se for obtido um nível de desempenho 3 ou 4 no teste de inflamabilidade.
Resistência a grandes massas de metal fundido: o peso de metal fundido necessário para causar alisamento ou perfurar uma pele falsa, colocada directamente por baixo da luva de amostra.
O teste falha quando respingos de metal permanecem colados ao tecido da luva ou se a luva se inflamar.